Quantas reencarnações tivemos?

Se pensarmos que nossa espécie tem cerca de 10 mil anos de história, desde o surgimento das aglomerações humanas e a formação das primeiras aldeias e comunidades sedentárias, e se considerarmos que em média vivemos 50 anos encarnado e 50 anos no astral (período entrevidas), teríamos 100 vidas disponíveis.

O cálculo seria dividindo 10.000 por 100 (um ciclo de 50 anos encarnado + 50 anos no astral), resultando em 100 reencarnações.

Claro que hoje a expectativa de vida humana na Terra beira os 80 anos, mas temos a questão das mortes por doenças, acidentes, e antigamente vivia-se muito menos que isso, por isso coloquei 50 anos de vida (e acredito, coloquei por alto).

Se formos estipular que ficamos 100 anos no astral, aí o cálculo seria 10.000/150 (um ciclo de 50 anos encarnado + 100 anos entrevidas), resultando em 67 vidas em um período de 10 mil anos.

Porém esta conta não está completa. Há a informação revelada por espíritas de que existem mais espíritos desencarnados do que encarnados, talvez 3 ou 4 vezes mais. Portanto, para darmos a oportunidade a todos, temos de considerar este dado. Logo temos de dividir os resultados anteriores por 4: para a primeira conta o resultado correto seria finalmente 25 vidas, e para a segunda conta daria 17 vidas.

Isso não quer dizer que reencarnamos obrigatoriamente essa quantidade de vezes. Talvez o espírito aprende a lição “rápido” que num período de 10 vidas ele não precisa reencarnar mais. Já outros o aprendizado é mais lento, necessitando-se de bem mais reencarnações.

Você pode brincar com essa conta colocando os dados de seu interesse, por exemplo, colocando um período encarnado de 30 anos e 80 no astral, e considerando uma população desencarnada 3 vezes superior (neste caso daria cerca de 30 vidas).

Nesta conta parece utopia teorias por aí dizendo que temos 100, 300 ou 1000 vidas no planeta. Muito provavelmente não está considerando o período entrevidas e nem o número de desencarnados.

Um dado interessante é a evolução populacional ao longo dos anos. Se formos analisar o crescimento da população ao longo do tempo, notamos uma grande explosão demográfica apartir dos anos 1930.

Gráfico crescimento populacional e previsão até 2050.

Isso pode significar uma grande chegada repentina de almas em nosso planeta apartir do século XX, mostrando que uma grande parcela da população hoje está em sua primeira encarnação.

Podemos também nos questionar do por que uma grande parcela de almas veio a este planeta em específico, neste período em específico. O que os atraíram para este local do universo? Possibilidade de presenciar algo nesses “fim de tempos”? Tecnologia? “Pagamento facilitado” de karma?

De qualquer forma, a vida material e espiritual oferece infinitas possibilidades voltadas para nossa evolução, criadas por uma mente infinitamente boa e superior. A possibilidade de reencarnar é uma oportunidade imensa de acelerar o aprendizado. Muito disputada, e que temos de buscar o aproveitamento máximo, mesmo sem saber exatamente quantas encarnações tivemos.​

Consulta(s): juventudeespirita.com.br

Comentário(s)