Anúncio sobre alienígenas pode acontecer em semanas, diz pesquisador britânico. Será?

Um artigo revela que um impactante anúncio sobre a descoberta de vida extraterrestre pode acontecer em breve. Será que as autoridades terrestres farão esse grande favor a nós ou ainda permanecerão calados? Meu voto vai para a segunda opção, por vários motivos que já inclusive expliquei num post passado aqui no blog.

Artigo em questão (fonte: MysteryPlanet):

Simon Holland é um cineasta e professor conhecido por criar documentários focados em ciência e história. Ele trabalhou como editor para grandes canais como BBC, Nat Geo, PBS e Discovery Channel. Ao longo de sua carreira, ele produziu vários documentários relacionados a tópicos científicos, incluindo projetos financiados pela NASA, como a identificação de asteróides perigosos para a Terra.

Imagem: MysteryPlanet

Atualmente, Holland administra seu próprio canal no YouTube, onde publica conteúdo educacional na forma de filmes sobre ciência, história e UAPs. Questionado sobre os rumores que fervilham desde o início deste ano sobre a possível descoberta de bioassinaturas ou tecnoassinaturas em um exoplaneta, ele disse algo chocante, segundo o tablóide britânico The Mirror.

“Encontramos uma inteligência extraterrestre em nossa galáxia e as pessoas não sabem disso”, comentou o especialista, explicando que obteve essa informação de uma fonte dentro da iniciativa privada Breakthrough Listen, uma iniciativa privada financiada por Mark Zuckerberg e Yuri Milner que busca evidências de vida fora da Terra.

O professor acredita que essa revelação chocante pode ser tornada pública no próximo mês, coincidindo com as eleições nos Estados Unidos. Além disso, ele garante que os astrônomos que trabalham neste projeto, com sede em Oxford, identificaram evidências indiscutíveis de transmissões vindas de outro mundo.

“Eles descobriram uma assinatura tecnológica não humana há alguns anos, usando o telescópio Parkes na Austrália”, disse Simon. No entanto, ele reconhece que tais alegações extraordinárias exigem evidências igualmente extraordinárias, e a equipe do Breakthrough Listen está trabalhando duro para reunir mais evidências para apoiar essa descoberta inovadora.

Simon também alertou que eles podem ser ultrapassados na corrida por cientistas chineses, que estão avançando com seu programa FAST (Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros), o maior telescópio do mundo desde o colapso de Arecibo.

FAST. Photo/Xinhua

Segundo o britânico, as coordenadas do candidato a assinatura tecnológica, conhecido como BLC-1 (em Proxima Centauri), já são conhecidas dos chineses, e ambas as equipes competem para ser a primeira a fazer este prestigioso anúncio. Ele também enfatizou que os sinais recebidos não se assemelham a nenhum fenômeno natural conhecido.

“É uma fonte pontual, não é simplesmente ruído”, disse ele. “O sinal, em vez de ser o ruído geral do universo que a maioria dos radiotelescópios capta, consistia em um espectro eletromagnético estreito.”

Neste contexto, é relevante referir que em 2021 foi publicado um estudo na Nature Astronomy que descreveu a tecnoassinatura BLC-1 como resultado de uma possível “intermodulação eletronicamente deslocada de interferências locais, variável no tempo, alinhada com a cadência de observação”. Em outras palavras, uma interferência terrestre.

Pode até ser que encontraram uma inteligência extraterrestre em nossa galáxia (rodeando inclusive nosso planeta), não duvido disso. Mas revelar isso são outros quinhentos. Não creio que um anúncio virá das autoridades, mas sim de forma inesperada – muito provavelmente os próprios ETs aparecendo por aqui (ou menos provável, mas possível, de alguma fonte inusitada).

Comentário(s)