Brasil não ficará inabitável em 2070!

A notícia de que o país ficaria inabitável em 50 anos rodou a internet e cheguei até noticiar aqui no blog essa possibilidade, mas o fato é que a pesquisa da Nasa não cita que Brasil irá ficar inabitável em 2070.

Na verdade, o artigo “Quente demais para lidar: como as mudanças climáticas podem tornar alguns lugares muito quentes para se viver” diz que o Brasil, além de outras regiões, ficará vulnerável a altas temparaturas de bulbo úmido, não que ele ficará inabitável. O bulbo úmido mede o estresse térmico em seres vivos considerando a tamperatura do ar quanto a umidade relativa.

Se a temperatura do bulbo úmido ficar acima dos 35ºC, o corpo humano não consegue se resfriar eficientemente, levando a desidratação, falência de órgãos e morte. Essa temperatura equivale a 45ºC com 50% de umidade. E neste patamar, a sensação térmica é de incríveis 71ºC. Até os anos 2000 considerava-se impossível que a temperatura de bulbo úmido chegasse a esse nível, no entanto isso se tornou realidade a partir de 2005 em áreas do Golfo Pérsico e do Paquistão.

A pesquisa informa que é difícil prever quando poderemos ver as temperaturas globais de bulbo úmido chegando regularmente a 35ºC, pois é um processo complexo que está acontecendo gradualmente e se desenrolando de maneira diferente em lugares diferentes. Entretanto dados climáticos apontam que algumas regiões provavelmente excederão essa temperatura, com áreas mais vulneráveis incluindo o sul da Ásia, o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho por volta de 2050; e o leste da China, partes do sudeste asiático e Brasil até 2070. Essa foi a única menção do Brasil.

Como podem ver, o artigo diz que é difícil prever e que algumas regiões provavelmente ficarão mais vulneráveis, mas não é nada certo que haverá uma inabitabilidade nos lugares citados. O que houve é que algumas pessoas e fontes de notícias passaram a compartilhar o pequeno trecho onde é citado o Brasil em outro contexto que não estava no artigo.

O futuro do Brasil pode ser muito promissor se conseguirmos adotar medidas contra os gases do efeito estufa. Crédito: Universo Iluminado

Mas afinal o que pode acontecer com o Brasil? Apesar de não dizer a inabitabilidade do Brasil, o estudo aponta um cenário alarmante para o mundo, incluindo aí nosso país.

Os dados recentes sobre o calor no mundo são preocupantes e as respostas às emissões de gases do efeito estufa, que aquecem o planeta, tem sido muito lentos. Se não agirmos urgentemente, aí é que não conseguiremos mesmo implementar soluções que impedirão de o Brasil ferver até 2070.

Consulta: g1

Comentário(s)