O tempo na fisicalidade terrestre X dimensões superiores

Umas das coisas que questionei quando comecei a estudar acerca espiritualidade é em relação ao tempo nas dimensões espirituais superiores. Como se passa o tempo lá? Mais rápido, mais lento?

Em um dicionário o tempo significa a sucessão de séculos, anos, dias, horas, minutos e segundos, que envolve a noção do presente, passado e futuro, ou um meio contínuo no qual os acontecimentos parecem suceder-se em momentos irreversíveis.

No plano físico, estamos sempre correndo contra o relógio. O tempo parece ser um recurso limitado, sempre nos obrigando a nos apressar e a fazer escolhas difíceis em relação ao que fazer com o nosso tempo limitado. Mas como será que isso se aplica no plano espiritual?

Arte: Universo Iluminado

Uma das principais diferenças na percepção do tempo no plano espiritual é o conceito de eternidade. No plano físico, a ideia de algo ser eterno é difícil de compreender, pois tudo parece ter um começo e um fim. Mas no plano espiritual, a eternidade é vista como uma realidade presente e constante, onde o tempo não é mais uma limitação, mas uma ferramenta para se viver de maneira plena e significativa.

Diante a eternidade, no qual o espírito se manifesta, é como se o amontoado de séculos não existisse, sendo apenas um pontinho na extensão. O tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias. A eternidade não é suscetível de medida alguma, do ponto de vista da duração, pois para ela não há começo nem fim: tudo lhe é presente.

A importância dada ao momento presente é outra diferença fundamental na percepção do tempo no plano espiritual. Enquanto no plano físico estamos sempre preocupados com o futuro ou remoendo o passado, no plano espiritual a atenção é dada ao momento presente. É no momento presente que a vida é vivida e experimentada, e é a partir dele que se constroem as possibilidades futuras.

Na questão 240 em “O Livro dos Espíritos”, Kardec pergunta se os espíritos compreendem a duração do tempo como nós, e a resposta é “Não e daí vem que nem sempre nos compreendeis, quando se trata de determinar datas ou épocas”. E Kardec anota: “Os Espíritos vivem fora do tempo como o compreendemos. A duração, para eles, deixa, por assim dizer, de existir. Os séculos, para nós tão longos, não passam, aos olhos deles, de instantes que se movem na eternidade, do mesmo modo que os relevos do solo se apagam e desaparecem para quem se eleva no espaço”.

Podemos intuir então que a noção de tempo nssas outras dimensões é diferente e passa mais lento em relação aqui. Enquanto que na fisicalidade terrena tenha se passado 1 dia, para eles a noção é de ter passado 1 segundo apenas.

Gostaria de fazer uma observação que poderia confundir um pouco o cérebro de vocês, mas achei pertinente dizer pois acho importante deixar tudo explicado da maneira correta. Talvez, tecnicamente, a passagem de 1 hora na fisicalidade terrestre seja o mesmo “tamanho” de tempo que nas outras dimensões, é só que nessas outras dimensões a PERCEPÇÃO ou a NOÇÃO da passagem deste tempo, de 1 hora no caso, que é diferente.

Quando temos um cérebro atuando a nível da eternidade, a sensação que temos é de que 1 hora não é nada, enquanto que na Terra 3D onde temos a sensação de ver o tempo passar e de um dia terminar, 1 hora parece ser mais demorado e portanto mais perceptível.

Por fim, falando do assunto vida extraterrestre, isso poderia ser um dos motivos que explica, por exemplo, a calma deles em se revelarem mundialmente abertamente às praças públicas. Como a origem de muitos deles é nessas dimensões elevadas, não possuem a mesma percepção de tempo que temos. Enquanto que aqui na Terra tenha se passado anos e anos sem o contato aberto para com a humanidade, lá para eles a sensação é de que passou apenas dias.

Claro que eles também estão atento a este detalhe, e eu já revelei aqui alguns indícios que apontam que os tempos são chegados.

Consultas: chicoxavier.online; juancarlosespiritismo.blog

Comentário(s)