O que há nos arquivos secretos do Vaticano? Com quase 2000 existência, não é de se admirar que ao longo dos anos tenha rumores de que ela contenha muitos segredos escondidos.
Foi avaliado que contém 85 km de prateleiras, contendo milhões de documentos incluindo registros, volumes, arquivos, pastas e documentos individuais. Grande parte desses arquivos estão num bunker subterrâneo de concreto armado de 2 andares à prova de fogo.

Na verdade o nome correto para os arquivos do Vaticano mudou-se para Arquivo Apostólico do Vaticano e não mais Arquivo Secreto do Vaticano, alteração essa com objetivo de evitar mal-entendidos e proporcionar maior transparência. A entrada do Arquivo localiza-se ao lado da Biblioteca do Vaticano, na Cidade do Vaticano (Itália).
É permitida o acesso público a uma parte desses arquivos, porém de forma controlada. Por exemplo, deve-se ser um acadêmico qualificado com grau universitário específico e apresentar um pedido antecipadamente, dentre outras exigências, como consta na página de admissão do Arquivo Apostólico.
Em se tratando de alienígenas, há teorias de que o arquivo possui muitos segredos sobre este tema.

Alguns afirmam que em 1998 crânios com cabeças alongadas e rostos pequenos, semelhantes aos alienígenas da franquia Alien, foram encontrados embaixo do Vaticano. Aparentemente desde então, a instituição manteve todas as evidências de aliens em segredo para não desacreditar o cristianismo.
Há quem diga que o real Terceiro Segredo de Fátima não é o que divulgaram no ano 2000, onde se revelou ser supostamente sobre a perseguição aos cristãos no século XX e a tentativa de assassinato do papa João Paulo II. Seja qual foi o caso, se o segredo revelado foi uma invenção, é possível que a verdadeira revelação esteja escondido em algum lugar dentro do arquivo do Vaticano.
Alguns ainda acreditam que o Vaticano possui evidências muito mais diretas de alienígenas, afirmando até mesmo que há vários deles vivos escondidos dentro desses arquivos. Há sites que publicam teorias mais extravagantes, como evidências de que o Papa está conspirando com alienígenas para implantar em todos nós chips de computador!
Cientistas como Garry Nolan, professor de medicina da Universidade de Stanford, veem os arquivos do Vaticano como um tesouro potencial para entender os OVNIs. “O Vaticano é provavelmente o mais antigo sistema de bibliotecas de conhecimento paranormal ou sobrenatural ainda existente”, disse Nolan. O arquivo “tem uma aura de misticismo e um sentimento de verdade profunda de que, se você apenas souber lê-lo, pode extrair essa informação”.
Diana Walsh Pasulka, professora de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte Wilmington, disse que os arquivos estão cheios de relatos sobre eventos paranormais, como freiras testemunhando orbes entrando em suas celas, casas voadoras e outros fenômenos aéreos. Ela argumenta que esses eventos podem ser melhor entendidos como ocorrências do tipo OVNI, em vez de milagres, como os católicos tradicionalmente os entendem.

Em tempos mais recentes, a instituição pareceu mais aberto à possibilidade de vida fora da Terra. O Observatório do Vaticano tem sido vocal sobre a possibilidade científica de inteligência extraterrestre, representando uma mudança significativa da postura histórica da Igreja e sugerindo uma abordagem mais progressista e de mente aberta aos mistérios do universo.
Neste ano mesmo o Vaticano emitiu um comunicado endurecendo os procedimentos para avaliar eventos sobrenaturais ou supostamente divinos relatados. Os bispos já não podem agir de forma independente quando confrontados com relatos de tais fenômenos, necessitando de consultá-la antes de investigar ou reconhecer a natureza desses fenômenos.
Consultas: USCCB
