O Instituto SETI está lançando um novo programa de bolsas que fornecerá subsídios para financiar pesquisas inovadoras que abordem questões-chave observacionais, teóricas e técnicas na busca por tecnoassinaturas alienígenas no cosmos.

“O financiamento federal para o SETI é extremamente limitado”, disse Rebecca McDonald, diretora de comunicações do Instituto SETI, em um e-mail ao The Debrief, explicando por que o Instituto criou um programa interno de subsídios. Os subsídios serão de até US$ 100 mil.
Além do dinheiro, os pesquisadores poderão aproveitar os recursos do Allen Telescope Array (ATA), reconhecido como o primeiro radiotelescópio projetado especificamente do zero para pesquisas SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence / Busca por Inteligência Extraterrestre). Equipado com feeds aprimorados e recursos avançados de processamento de back-end, a tecnologia sofisticada e o design estratégico do ATA o posicionam como um instrumento crucial para detectar tecnoassinaturas potenciais, consolidando seu papel como um ativo de vanguarda neste novo empreendimento científico.

“Nos últimos anos, uma riqueza de novos caminhos de pesquisa se abriu na ciência de tecnoassinatura, possibilitada por novas ideias, novas tecnologias e uma comunidade em rápido crescimento de pesquisadores em início de carreira”, disse Dr. Andrew Siemion, atual Bernard M. Oliver Chair of SETI at the SETI Institute (esta cadeira é uma posição acadêmica nomeada em homenagem a Bernard M. Oliver, um renomado cientista conhecido por seu trabalho pioneiro em tecnologias de comunicação e por seu interesse em SETI). “As novas investigações possibilitadas com este programa de bolsas estimularão o estado-da-arte no campo da tecnoassinatura, seguindo o espírito dos 40 anos de liderança do Instituto SETI na ciência SETI.”
Professores ou pesquisadores não-permanentes elegíveis para se candidatar como pesquisadores principais (PIs) incluem aqueles em universidades ou organizações sem fins lucrativos, abrangendo faculdades, universidades e entidades não acadêmicas, como museus independentes, observatórios, laboratórios de pesquisa, sociedades profissionais e organizações educacionais ou de pesquisa semelhantes.
Estudantes de pós-graduação preliminares elegíveis para se candidatar como PIs são aqueles em programas de mestrado ou doutorado que concluíram exames preliminares e têm sua tese ou equivalente como requisito de graduação restante.
“Os candidatos elegíveis não precisam ser astrônomos ou mesmo cientistas, mas devem ser afiliados a uma faculdade, universidade ou organização sem fins lucrativos, incluindo museus, observatórios, laboratórios de pesquisa, sociedades profissionais ou organizações semelhantes associadas a atividades de educação ou pesquisa”, disse McDonald ao The Debrief. “Os candidatos devem ser elegíveis para servir como investigador principal com sua organização afiliada.”
“O Instituto SETI está comprometido com a pesquisa científica aberta, acessível e globalmente inclusiva. Todos os resultados de nossas pesquisas, incluindo os produzidos por meio dessas bolsas, serão divulgados na medida do possível”, diz McDonald. “Nós enfaticamente não manteríamos a descoberta de vida fora da Terra em segredo.”
As inscrições para as bolsas SETI 2024 devem ser enviadas até às 17h PDT (21h horário de Brasília) do dia 31 de julho de 2024. Não há restrições de nacionalidade. Os candidatos aprovados serão notificados até 15 de agosto de 2024.
Consultas: Instituto SETI, The Debrief (28/06/2024)
