A Mensagem de Arecibo foi um sinal de rádio enviado ao espaço com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre, informações sobre o planeta Terra. Foi concebida por Frank Drake com a ajuda de Carl Sagan e membros do National Astronomy and Ionosphere Center, usando o radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico.
O sinal foi enviado às 17h GMT (14h no horário de Brasília) do dia 16 de novembro de 1974 e foi direcionado para o aglomerado globular estelar de Hércules (M13), situado a aproximadamente 25 mil anos luz de distância na constelação de Hércules, contendo da ordem de 300 mil estrelas.



1a sessão (branco): Os números de 1 a 10;
2a sessão (roxo): Elementos primários da vida na Terra: hidrogénio, carbono, nitrogênio, oxigénio e fósforo;
3a sessão (verde): A composição dos nucleotídeos do DNA;
4a sessão (azul e branco): O número de nucleotídeos conhecidos na época (4.294.441.822) e a nossa dupla hélice do DNA;
5a sessão (azul, branco e vermelho): Nossa altura média 1,76 metros e uma população de cerca de 4 bilhões de humanos (1974).
6a sessão (amarelo): O Sol e os 9 planetas numa representação aproximada de tamanhos, deixando salientado que o terceiro planeta, a Terra, é significativo em relação aos outros.
7a sessão (roxo, azul e branco): Na última seção está a representação do radiotelescópio de Arecibo, que é a estrutura curvada, centrada em relação à Terra, representada acima.
Passado 27 anos após o envio da mensagem, no fatídico dia 17 de agosto de 2001 (algumas literaturas apontam dia 18, outras 21), uma faixa semelhante à Mensagem de Arecibo, mas com algumas modificações, foi encontrado “impresso” em um campo próximo ao Observatório de Chilbolton, em Hampshire, Reino Unido (detalhe é que um outro crop circle, em forma de um rosto, tinha aparecido 3 dias antes).

O crop circle em forma de faixa, semelhante à Mensagem de Arecibo, ficou conhecido como “Resposta de Chilbolton”, pois seria uma resposta dada à mensagem original de Arecibo. Este evento gerou bastante debate e especulação sobre a sua origem.



Comparação da Mensagem de Arecibo com a Resposta de Chilbolton:
1a sessão (branco): Mesmo sinal de cálculo que o nosso (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9);
2a sessão (roxo): Elementos primários da vida na Terra: hidrogénio, carbono, nitrogênio, oxigénio e fósforo. Na resposta, além dos elementos terráqueos, foi acrescentado o silício;
3a sessão (verde): A composição dos nucleotídeos do DNA se manteve;
4a sessão (azul e branco): O número de nucleotídeos aumentou ligeiramente, do nosso 4.294.441.822 para 4.294.966.110 na resposta. A nossa dupla hélice padrão foi alterada para 1 fita a mais, sugerindo uma variação na biologia e na composição química dos seres representados;
5a sessão (azul, branco e vermelho): Enquanto temos uma altura média de 1,76 metros, a resposta mostrou 0,96 metros, numa figura com uma cabeça maior em relação ao corpo. Enquanto tínhamos uma população na época em 1974 de cerca de 4 bilhões de humanos, a resposta nos informa cerca de 21 bilhões de seres;
6a sessão (amarelo): Aparentemente o sistema solar do remetente é bem diferente do nosso, com uma estrela menor (provavelmente uma anã vermelha). Existe 9 planetas nesse sistema, sendo que 3 deles estão evidenciados e dentre esses 1 está destacado, mostrando que eles vieram do quinto planeta e colonizaram outros 2;
7a sessão (roxo, azul e branco): No lugar do desenho do radiotelescópio de Arecibo, uma outra suposta antena, muito mais complexa que a nossa.
Cabuloso, não? E em relação ao rosto? Ele apareceu 3 dias antes da Resposta Chilbolton e foi feito com uma técnica diferente da usada pelos falsificadores de círculos. Os talos de trigo que compunham o rosto foram curvados de maneira a fazer a imagem parecer pixelizada e dando uma sensação de profundidade, formando uma bela obra de arte prima.
Era algo incrível e completo para ser feito em apenas uma curta noite inglesa, e detalhe é que podia ser percebido de longe, do alto. Quanto mais do alto, mais nitidamente se via o rosto.

Poderia ser este a face da espécie que enviou a resposta à mensagem de Arecibo? Parece ser um rosto semelhante à forma humana, mas diferente da mostrada na faixa resposta, no qual a cabeça é maior em relação ao corpo. Pode ser que a faixa seja enviada por uma raça e o rosto por outra, sendo 2 assinaturas diferentes.
Mas a história não termina por aí e é agora que você irá se surpreender ainda mais. Um ano antes desses crops circles aparecerem, em agosto de 2000 um outro tinha aparecido no mesmo local, da noite para o dia:

Esse crop circle lhe lembra algo? Deixe-me refrescar sua memória:


Ambos as figuras são muito parecidas, sugerindo que a mesma civilização que fez esse crop circle no ano 2000 é a mesma que enviou a Resposta Chilbolton em 2001. É muita coincidência. Mesmo local, mesmo mês do ano, mesma imagem.
E você o que acha? Seria feito por humanos ou realmente trata-se de um autêntico caso de crop circle?
