Os 7 chakras principais do corpo espiritual

Chakras (ou chacras) é um termo em sânscrito que significa literalmente “Roda de Luz”. São centros energéticos em formato de cone, conectados ao longo de nossa coluna, que absorve a energia vital, permitindo o fluxo da energia universal e distribuindo-a pelo corpo, mente e espírito. Eles auxiliam na regulação dos sistemas orgânicos do corpo e ajudam a manter a saúde emocional e mental.

A referida energia vital, também chamado de chi ou prana, é uma força vital ou energia onipresente em todo o universo, que anima, dá forças e sustenta a vida e a saúde dos seres vivos.

Embora tradicionalmente se dê mais ênfase aos sete chakras principais alinhados ao longo da coluna vertebral desde a base até o topo da cabeça, existem muitos outros chakras secundários ou menores espalhados por todo o corpo. Esses chakras menores são frequentemente associados a pontos específicos do corpo, como as mãos, pés, articulações e órgãos vitais, considerados centros de energia menores que também ajudam na regulação da energia que flui através dos meridianos/canais de energia.

Os 7 chakras principais são:

1º – Chakra básico (raiz, muladhara): Cor vermelha, localizada na base da coluna vertebral. Representa a conexão do ser humano com o planeta Terra, mundo material e físico. Está relacionado com a sobrevivência, enraizamento/segurança/família/finanças. Objetivo estar e ter. Associado à flor de lótus de 4 pétalas e ao som LAM.

2º – Chakra sexual (umbilical, sacral, svadhistana): Cor laranja, localizada 2 dedos abaixo do umbigo. É o chackra da reprodução. Representa a sexualidade, curiosidade, prazer material, relacionamento íntimo, equilíbrio emocional. Objetivo sentir e querer. Associado à flor de lótus de 6 pétalas e ao som VAM.

3º – Chakra do plexo solar (manipura): Cor amarelo, localizado na boca do estômago. Representa a personalidade do ser humano, sendo relacionado às qualidades da mente, vitalidade, saber, aprender, comunicar. É a energia pessoal e o papel singular no mundo, auto estima, poder, vontade. Objetivo agir. Associado à flor de lótus de 10 pétalas e ao som RAM.

4º – Chakra cardíaco (anahata): Cor verde ou rosa, localizado na região do coração. Representa o amor incondicional. É o elo de ligação de energias dos chakras inferiores e superiores, passando toda a energia. É o amor universal, compaixão, gratidão. Objetivo amar e ser amado. Associado à flor de lótus de 12 pétalas e ao som YAM.

5º – Chakra laríngeo (garganta, vishuddha): Cor azul claro, localizado na garganta. Representa a comunicação, criatividade, som, vibração e a capacidade de receber e assimilar. Relacionado à comunicação, expressão, criatividade e voz. Objetivo falar e ser ouvido. Associado à flor de lótus de 16 pétalas e ao som HAM.

6º – Chakra frontal (terceiro olho, ajna): Cor azul índigo ou roxo, localizado entre as sobrancelhas. Relaciona-se com a intuição, vidência e audiência no campo da paranormalidade. Objetivo Enxergar. Associado à flor de lótus de 96 pétalas e ao som OM.

7º – Chakra coronário (coroa, sarashara): Cor violeta, branco ou dourado, localizado no topo da cabeça. É o chakra da comunhão universal, luz do conhecimento, consciência, visão do universo. Chakra que permite a ligação do ser às energias superiores. Objetivo saber. Associado à flor de lótus de 976 pétalas (ou popularmente 1000 pétalas) e ao som SHAM.

Posição dos 7 chakras
Observe que a real posição do chakra básico é virado para baixo (recebe as energias da terra), enquanto o chakra coronário é virado para cima (recebe as energias superiores).

Quando esses chakras estão em desequilíbrio, desalinhados ou em desarmonia, pode haver uma variedade de impactos no bem-estar físico, emocional e espiritual de uma pessoa, como desconforto ou doença física, problemas de auto-estima, falta de motivação, fatiga, dificuldades em se expressar, etc. Dentro das práticas espirituais e de curas holísticas, atividades como meditação, yoga, reiki, dentre outras, e a alimentação adequada, são importantes para manter esses centros energéticos em harmonia.

Comentário(s)