UFO é resgistrado pairando no ar da Ucrânia

Um enorme ufo com cerca de 400m de comprimento foi avistado na província ucraniana de Donetsk dia 23/02/2024, às 21h02 (horário local).

O ovni foi filmado por um soldado ucraniano chamado Vadym, que havia guiado cautelosamente seu drone com infravermelho (DJI Mavic 3T) a 150 metros de altura para uma missão de reconhecimento, lutando contra ventos fortes, quando de repente avistou algo enorme que permanecia imóvel no ar apesar de tais rajadas.

‘Por que não está se movendo?’ Tropas do 406º Batalhão ucraniano podem ser ouvidas debatendo enquanto testemunham um grande OVNI pairando, mortalmente calmo, sobre sua zona de guerra.

Em entrevista da zona de guerra ao meio de comunicação britânico DailyMail.com, o operador do drone, que pertence ao 406º Batalhão do exército ucraniano, disse que ele e seus colegas nunca tinham visto nada parecido antes.

“No início, pensei que era algo novo inventado pelos russos. Mas então percebi que poderia ser um OVNI!”

O dispositivo era de 20 a 30 graus Celsius mais quente do que qualquer outro objeto que este piloto de drone do Batalhão 406 rastreou na zona de guerra, descartando fenômenos atmosféricos conhecidos, balões e aeronaves inimigas, disse ele.

“Ficamos surpresos, muito surpresos”,

lembrou o soldado Vadym.

Mas Vadym disse ao DailyMail.com que esta “surpresa” não foi propriamente medo, porque ele e os seus colegas soldados tiveram de aprender a suprimir essas emoções no meio do seu esforço para defender a Ucrânia de uma invasão russa que já dura dois anos.

Fata Morgana?

Quando o vídeo viralizou nos últimos dias, surgiu uma explicação natural que poderia explicar o estranho avistamento: Fata Morgana, uma miragem ou ilusão de ótica que se deve a uma inversão de temperatura e provoca objetos no horizonte – como, por exemplo, ilhas, penhascos, navios ou blocos de gelo – assumem uma aparência alongada e elevada.

Exemplo de Fata Morgana

No entanto, Vadym tem certeza de que o que viu foi real. “Não foi uma miragem”, disse quando questionado pelo jornal britânico. “Porque na visão térmica não se vê uma miragem. Você só pode vê-lo a olho nu.” O soldado detalhou ainda que o objeto “não ondulou, brilhou ou alterou sua forma de forma alguma”, o que teria sido um sinal revelador de uma miragem de Fata Morgana. Em vez disso, ele garantiu que “tinha uma forma estável e permanecia estática”.

Vadym havia pedido que seu sobrenome e outros detalhes importantes da reunião com o jornal britânico DailyMail não fossem divulgados por razões de segurança operacional em meio à tenacidade das Forças Armadas da Ucrânia (UAF) em repelir a invasão russa.

Referências: DailyMail, MysteryPlanet (acessados 04/03/2024)

Comentário(s)