Nova invenção permite que os usuários andem sem sair do lugar

Parece que a ficção científica está se tornando cada vez mais real. É o que demonstrou este novo piso, chamado HoloTile, uma clara referência ao Star Trek Holodeck, uma pequena sala quadrada onde os personagens exploram paisagens aparentemente vastas sem sair de sua nave, podendo visitar holograficamente florestas ou movimentadas ruas de cidades.

Inventado por Lanny Smoot para a Disney, o piso ajusta-se constantemente aos movimentos do usuário, sendo omnidirecional. Ele é composto por centenas peças redondas colocadas próximas uma das outras.

Imagem: Piso HoloTile

“Posso caminhar neste terreno na direção que quiser”, disse Smoot, que é considerado um dos inventores afro-americanos mais prolíficos da história dos EUA. “Essa tecnologia pode ser empregada em uma sala onde várias pessoas precisam estar em outro lugar de forma colaborativa e se movimentar fazendo atividades diferentes.”

De acordo com um post no blog oficial da The Walt Disney Company, o piso é acompanhado por um fone de ouvido de realidade virtual, que permitirá que as pessoas explorem lugares como museus e cidades, pois podem caminhar em qualquer direção sem medo de esbarrar em obstáculos ou quebrar coisas reais.

Vídeo (em inglês): Inventor do Holotile demonstrando o produto

No post passado explorei o potencial de os óculos de realidade aumentada se tornarem o futuro dos computadores, dado a grande portabilidade que o item oferece. Juntamente com este piso, as coisas parecem que estão caminhando juntas nesta direção.

Além deste piso HoloTile, há alguns outros desenvolvimentos que permite o usuário andar sem sair do lugar, como mostra no vídeo abaixo. De qualquer forma, ainda está em fases iniciais, mas como todo produto em evolução, tem que começar por algo.

Vídeo: Esteira leve que se ajusta ao andar do usuário

À medida que a tecnologia continua a avançar, a realidade virtual se tornará cada vez mais integrada ao nosso cotidiano, prometendo não apenas novas formas de entretenimento e aprendizado, mas também novas maneiras de trabalhar e se conectar com outras pessoas. A convergência da VR (Realidade Virtual) com outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial e Internet das Coisas, ampliará ainda mais suas aplicações e impacto, abrindo portas para experiências virtuais que hoje só podemos imaginar. O futuro da realidade virtual é, sem dúvida, um campo fértil para inovação e descoberta, prometendo expandir os limites da nossa realidade de formas ainda inexploradas.

Referência: MysteryPlanet (13/02/2024)

Comentário(s)