Semana passada escrevi sobre karma (clique no link para acessar o post). Neste post o assunto será sobre darma (ou dharma).
A palavra dharma vem do sânscrito e pode ser traduzida como “aquilo que mantém elevado”, “propósito na vida”, “lei natural” ou “lei cósmica”. O dharma se refere tanto aos ensinamentos espirituais que orientam a busca pela verdade e pela compreensão da realidade, quanto à missão pessoal de cada indivíduo, que deve ser descoberta e realizada em harmonia com o universo. O dharma também pode ser entendido como uma forma de ética e de serviço aos outros, baseada no respeito, na compaixão e na não-violência. O dharma é um conceito que adapta-se aos ensinamentos de cada religião, e está presente especialmente no budismo e hinduísmo.

No budismo, o dharma é o conjunto dos ensinamentos do Buda, que visam libertar os seres do sofrimento causado pelo apego, pela ignorância e pelo egoísmo. O dharma budista propõe um caminho de oito passos, conhecido como o nobre caminho óctuplo, que envolve o cultivo da sabedoria, da moralidade e da meditação. O objetivo do dharma budista é alcançar o nirvana, que é o estado de paz, felicidade e iluminação. O dharma budista também é representado pela roda do dharma, que simboliza a lei universal, o ciclo da existência e a transmissão dos ensinamentos.
No hinduísmo, o dharma é a ordem cósmica que sustenta e regula o universo, e que deve ser seguida pelos seres humanos para manter o equilíbrio e a harmonia. O dharma hindu é baseado nas escrituras sagradas, como os Vedas, os Upanishads e os Puranas, que revelam os deveres e as responsabilidades de cada pessoa, de acordo com sua casta, seu estágio de vida e sua natureza. O dharma hindu também é influenciado pelo karma, que é a lei de causa e efeito que determina as consequências das ações de cada indivíduo. O objetivo do dharma hindu é alcançar a moksha, que é a libertação do ciclo de reencarnações.
No taoísmo, o dharma é o tao, que é o princípio supremo e inefável que origina e permeia todas as coisas. O dharma taoísta é baseado na observação e na imitação da natureza, que segue o seu curso sem forçar nem resistir. O dharma taoísta também é baseado no yin e yang, que são as duas forças opostas e complementares que regem o universo, e que devem ser equilibradas para manter a harmonia. O objetivo do dharma taoísta é alcançar o wu wei, que é a ação não-forçada, que flui de acordo com o tao.
Enquanto o karma está ligado às leis da ação e reação, no qual as ações de uma vida trazem consequências posteriores, o dharma está ligado aos valores corretos, à lei cósmica, ao propósito, à missão, ao caminho da busca pela da verdade e do conhecimento. Embora ambos estão relacionados à algo maior, divino e espiritual, são conceitos diferentes. Realizar nosso darma reduz nosso karma.
Algumas escolas descrevem dharma como sendo crédito, e karma como sendo débito. Nesse sentido, se você fez boas ações, tens um dharma, caso contrário tens um karma.
