A China não para nunca! Com uma das maiores populações do mundo, este grande país parece estar à beira de uma revolução disruptiva tecnológica.
É o que anunciou o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), ministério em Pequim que supervisiona o setor industrial do país. Segundo o órgão, o país busca cumprir as novas metas oficiais que levam a impulsionar a produção de robôs em massa até 2025.

O MIIT disse que os robôs humanoides provavelmente se tornariam (e eu também concordo) outra inovação disruptiva depois de computadores, smartphones e veículos elétricos, o que poderia mudar profundamente a produção e a maneira como os humanos vivem e remodelar o padrão de desenvolvimento industrial global.
O gigante asiático, segundo o Relatório Mundial de Robótica 2022, publicado pela Federação Internacional de Robótica, ultrapassou os EUA no quesito densidade de robôs, se tornando o 5º país mais automatizado do mundo.
Os 5 países mais automatizados do mundo de acordo com este relatório são: 1 – Coreia do Sul, 2 – Singapura, 3 – Japão, 4 – Alemanha, 5 – China.

“Com o objetivo de estabelecer padrões globais para a indústria nascente, participaremos do estabelecimento de regras e padrões internacionais e contribuiremos com a sabedoria chinesa para o desenvolvimento da indústria global de robôs humanoides”, disse o MIIT.
Vale lembrar que a China sediou em agosto de 2023 o World Robot Conference (WRC) – Conferência Mundial de Robôs, atraindo 160 expositores nacionais e estrangeiros, expondo mais de 600 produtos. Os robôs humanoides foram sem dúvida o ponto alto da conferência.


