O evento será visível em apenas alguns países, e o Brasil será um dos privilegiados. Trata-se de uma eclipse solar anular, conhecido popularmente como Anel de Fogo – situação em que a Terra, a Lua e o Sol se alinham e forma uma espécie de fogo ao redor da Lua, devido vermos somente as bordas do Sol.
Há casos, entretanto, em que a Lua, devido sua maior distância da Terra, tampa completamente o Sol, fenômeno conhecido como eclipse total. Desta vez irá ser diferente, pois a Lua não tampará totalmente o astro rei, deixando à mostra as bordas do Sol.

A última vez que isso ocorreu foi em 2021 no Ártico, e desta vez cobrirá os Eua, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil, conforme o mapa abaixo.

Dependendo da região em que você se encontra, não poderá ser visto o eclipse completo e sim parcial. No Brasil o eclipse cobrirá uma área entre o Amazonas e o litoral nordeste, porém poderá ser visto parcialmente nas regiões do centro-oeste e sudeste, sendo o sul a região menos visível.
Para ver os horários e a intensidade em que o evento ocorrerá em sua cidade, clique no link seguinte para acessar um mapa interativo >>> https://www.timeanddate.com/eclipse/map/2023-october-14
Em Brasília (UTC -3) o evento ocorrerá às 15:25h.
